Lâmpadas de LED duram décadas e economizam energia, mas preço alto afasta consumidores

Veja como planejar adequadamente a iluminação do banheiro
21 de setembro de 2015

Você provavelmente já viu lanternas de LED, o “flash” de LED das câmeras dos celulares e as luzinhas de LED dos equipamentos eletrônicos. Mas lâmpadas de LED para serem utilizadas em luminárias e nos soquetes de luz da sua casa demoraram para chegar, principalmente devido a seu preço elevado: seus circuitos eletrônicos e recursos para reduzir a emissão de calor fizeram com que elas ficassem muito caras – muito mais caras do que outros tipos de lâmpadas.

Isso é uma pena, porque as lâmpadas de LED representam uma melhoria gigantesca em relação às lâmpadas incandescentes – e até mesmo em relação às lâmpadas fluorescentes compactas (ou CFLs, do termo inglês “compact fluorescents”, aquelas lâmpadas todas enroladinhas), que o mundo passou vários anos nos aconselhando a comprar.

As lâmpadas de LED duram aproximadamente 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e três vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes compactas – estamos falando, talvez, de 25 mil horas a mais de luz. Instale uma hoje e, quando ela queimar, você pode não estar mais morando na sua casa nem estar vivo para trocá-la (na verdade, as lâmpadas de LED geralmente não queimam; elas ficam só mais fraquinhas).

Você sabe como as lâmpadas incandescentes esquentam. Isso porque elas convertem apenas de 5% a 10% da energia elétrica em luz. Elas desperdiçam o restante na forma de calor. As lâmpadas de LED são muito mais eficientes. Elas convertem 60% da energia elétrica que consomem em luz. Por isso, elas consomem muito menos energia elétrica. Você paga menos e polui menos.

Mas espere! Tem mais: as lâmpadas de LED também alcançam seu brilho total instantaneamente e elas podem ser reguladas por meio de “dimmers”. A cor da luz é maravilhosa: você pode escolher as lâmpadas de cor mais branca ou as de cor mais quente. Elas também são robustas. É difícil quebrar uma lâmpada de LED. Mas, se o pior acontecer, um revestimento especial impede que cacos voem e se espalhem pelo ambiente.